Ballet Clássico

Página Inicial »  Modalidades »  Ballet Clássico

A palavra francesa Ballet tem sua origem na palavra italiana “balleto”, diminutivo de ballo (dança), do latim “ballare”, que significa dançar. O Ballet nasceu precisamente em Itália, em pleno Renascimento, exactamente na cerimónia de casamento do Duque de Milão com Isabel de Ararão. Logo depois, esta arte também floresceu em França, noutra festa nupcial, desta vez celebrando a união entre Catarina de Médicis e Henrique II, em 1533. A partir de então, a França tornou-se o cenário ideal para o florescer desta dança, instituindo-se em 1661 a Academia Real de Dança. Em 1713, foi inaugurada a Escola de Dança da Ópera de Paris.
A partir de 1830, teve início a fase do Ballet romântico, com espetáculos como Giselle.
Quando esta era entrou em declínio, o pólo de criação deslocou-se de Paris para São Petersburgo, na Rússia. Foi um russo, Serge Diaghilev, que inaugurou o período do Ballet moderno, com uma companhia própria. Neste cenário apareceram artistas que se tornariam famosos mundialmente. Era o impulso inicial para a geração da Escola Russa de Ballet, que se disseminaria principalmente pelos EUA e pela Inglaterra. Na década de 60, consagra-se o Bolshoi de Moscovo, até hoje celebrado em todo o mundo.
Hoje em dia, o Ballet é um dos estilos de dança mais influentes a nível mundial possuindo uma técnica específica e um vocabulário próprio, considerados a base de muitos dos restantes estilos de dança.
Atualmente são mais conhecidos o método russo, o método italiano, o método dinamarquês, o método Balanchine ou método New York City Ballet e os métodos Royal Academy of Dance e Royal Ballet School, derivados do método Cecchetti.
Na backstage regemos o ensino das aulas de Ballet pelo método Livre combinando influências dos diversos estilos existentes no Ballet Clássico, dando prioridade às necessidades específicas de cada aluno em detrimento de programas pré-definidos de um estilo em particular, de forma a estimular uma evolução consistente de bailarinos técnica e artisticamente completos e versáteis.

Ballet Babies I:

Aula de iniciação para crianças de 3 a 4 anos de idade. Duração de 1h00, às segundas, das 17h00 às 18h00 com a professora Cristina Pimentel.

Ballet Babies II:

Aula de iniciação para crianças de 4 a 5 anos de idade. Duração de 1h00, às segundas, das 18h00 às 19h00 com a professora Cristina Pimentel.

Ballet Kids Iniciação:

Aula de iniciação para crianças a partir dos 5 anos. Duração de 1h30, às quintas, das 18h00 às 19h30 com a professora Cristina Pimentel.

Ballet Kids Elementar:

Aula de nível elementar, para crianças a partir dos 5 anos de idade, com 1 a dois anos de experiência de Ballet Clássico. Duração de 1h30, às segundas, das 19h00 às 20h30 com a professora Cristina Pimentel.

Ballet Iniciação Adultos:

Aula de iniciação para Adultos, sem limite de idade, e sem experiência. Duração de 1h30, às quintas, das 19h30 às 21h00 com a professora Cristina Pimentel.

Ballet Intermédio Teens Adultos:

Aula de nível intermédio. Duração de 1h30, às segundas, das 20h30 às 22h00 com a professora Cristina Pimentel.