Dança Jazz

Página Inicial »  Modalidades »  Dança Jazz

A Dança Jazz ou Modern Jazz, hoje em dia, graças à sua riqueza, energia e glamour, é uma das formas mais divulgadas de dança de espetáculo através de Musicais como o West Side Story e Chicago, séries televisivas como Fame ou coreografias em videoclips de cantores pop, soul e R&B e Galas Musicais, sendo considerada uma das formas mais importantes da expressão artística, com ênfase no trabalho interpretativo dos bailarinos pela forma como está associada às artes performativas e teatrais.
Muitas vezes confundida com Hip Hop, Dança Moderna ou Contemporânea, por atualmente estar quase por completo dissociada da música jazz, a origem da Dança Jazz é simultânea ao estilo musical. Esta cultura rica em ritmo e improvisação chegou ao continente americano com a chegada dos navios negreiros do continente africano. Mas, enquanto a música jazz foi florescendo ao longo dos tempos através de formas e estilos variados que foram captando a atenção de diversos públicos e originando novas tendências, a dança jazz só subiu aos palcos da Broadway e do Harlem em Nova York, onde se popularizou, com o aparecimento dos musicais nos anos 20.
O jazz teatral foi-se dissociando da música e da vertente social do swing, e foi captando influências marcadas de formas clássicas do ballet e da dança moderna, além de outras formas de danças étnicas, latinas, folclóricas e de sapateado claramente ligadas às exigências dos reportórios de teatro musical, deixando um legado de estilos que ainda hoje é revisitado de forma recorrente, como o estilo Fosse, do coreógrafo Bob Fosse.
Tendo como principais caraterísticas os movimentos compassados, os movimentos fortes e precisos, as isolações e oposições, as posições lineares e paralelas, o trabalho com o chão, em plié (flexão dos membros inferiores), os saltos e movimentos atléticos, a sensualidade e a expressão corporal, tem como principais benefícios o reforço postural e melhoria de consciência corporal, a tonificação geral do corpo, o aumento da flexibilidade, a melhoria da capacidade cardiovascular, a coordenação motora e equilíbrio, mas também o aumento da auto-estima e autoconfiança através de um forte trabalho interpretativo.
Nestas aulas são desenvolvidas competências nos diversos sub estilos da Dança Jazz mais conhecidos como Broadway, Cabaret, Burlesco, Tribal/African, Latin, Modern, etc.

Jazz Iniciação Kids:

Aula de iniciação para crianças dos 5 aos 9 anos. Duração de 1h30, às sextas, das 18h00 às 19h30 com a Professora Rosália Passinhas.

Jazz Iniciação Teens:

Aula de iniciação dos 10 aos 15 anos. Duração de 1h30, às quintas, das 18h00 às 19h30 com a Professora Rosália Passinhas.

Jazz Intermédio Teens:

Aula de nível Elementar a Intermédio a partir dos 10 anos com 2 ou mais anos de experiência de Jazz. Duração de 1h30, às terças, das 19h00 às 20h30 com a Professora Rosália Passinhas.

Jazz Iniciação Adultos:

Aula de iniciação para Adultos, a partir dos 15 anos sem limite de idade. Duração de 1h30, às quintas, das 20h30 às 22h00 com a Professora Rosália Passinhas.

Jazz Intermédio / Avançado:

Aula de nível Intermédio a Avançado, a partir dos 15 anos sem limite de idade, com experiência de 3 ou mais anos de Dança Jazz. Duração de 1h30, às sextas, das 19h30 às 21h00 com a Professora Rosália Passinhas.