Pole Dance

Página Inicial »  Modalidades »  Pole Dance

Pole dance (em português dança do varão) constitui uma modalidade de exercício físico e dança que consiste em dançar com e ao redor de uma barra de metal polido. A modalidade incorpora movimentos de ginástica olímpica, movimentos livres, ballet, dança contemporânea e dança jazz em dimensões diferentes que incluem posições estáticas e em movimento com a barra e fora da barra.
Antigamente associado ao âmbito dos strip clubs, tem ironicamente a sua origem ligada à prática do mallakhamb (homem de força ou ginástica do poste), uma espécie de ioga praticado num poste de madeira e com cordas, e no mallastambha, onde os lutadores de luta livre ganhavam massa muscular, ambos tradicionalmente praticados na Índia.
O pole dance como conhecemos hoje surgiu durante os anos 20, no ápice da Grande Depressão Americana, com as digressões de artistas circenses que viajavam de cidade em cidade divertindo as multidões. Como parte do espetáculo principal, existiam outros shows paralelos em tendas pequenas ao redor da tenda do circo principal. Uma das tendas mais famosas era conhecida como o show erótico das bailarinas Hoochi Coochi. A palavra “Hoochi Coochi” deve-se ao movimento que as bailarinas faziam com a anca. Por causa do tamanho reduzido das tendas, as bailarinas começaram a aproximar-se dos postes e a dançar com eles. O poste das pequenas tendas tornou-se conhecido como o poste de dança que ainda existe hoje, no entanto, de uma forma mais tecnicamente e socialmente aceitável.
A atividade de pole dance desenvolve a força dos membros superiores e inferiores do corpo tonificando ativamente toda a área postural das costas e área abdominal pela utilização do próprio corpo como resistência. Trabalha a Flexibilidade muscular ativa e desenvolve a coordenação e musicalidade. Favorece a autoestima pela necessidade de aceitação da imagem e condição física e pelo desafio constante e sensação de superação a cada movimento consolidado.

As aulas de Pole dance são leccionadas pela professora Rosália Passinhas ou pelo professor Hugo Loureiro.

Pole Dance