Dança Contemporânea

Página Inicial »  Modalidades »  Dança Contemporânea

A Dança Contemporânea surgiu na década de 1960 como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes atingiram a total desconstrução da dança como forma de arte, a Dança Contemporânea começou por definir-se, na década de 80, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes ainda faça referência ao Ballet Moderno.
Mais que uma técnica específica, é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna por criadores e coreógrafos.
A Dança Contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir a sua própria fisicalidade a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, contacto – improvisação, método Laban, técnica de release e outros.
O movimento é explorado de uma forma orgânica, recorrendo a posturas e alinhamentos naturais do corpo, com um forte trabalho de chão e de interpretação. Para além dos habituais benefícios da prática da dança relacionados com a melhoria da condição física e equilíbrio emocional, a Dança Contemporânea ainda favorece a libertação de tensões físicas e emocionais através do forte trabalho de interpretação e improvisação.

Contemporânea Kids:

Aula de iniciação para crianças a partir dos 5 anos. Duração de 1h30, às terças, das 19h00 às 20h30 com o professor Júlio Cerdeira.

Contemporânea Iniciação Adultos:

Aula de iniciação para Adultos, a partir dos 15 anos sem limite de idade, e sem experiência. Duração de 1h30, às terças, das 20h30 às 22h00 com o professor Júlio Cerdeira.