backstage_staff_rosalia_passinhas_cover

Rosália Passinhas

Como ginasta federada e representante de Portugal, desde os 5 anos em competições internacionais, teve formação em Ballet Clássico, Formação coreográfica, Ginástica Acrobática, Ginástica Artística de Aparelhos, Tumbling e Trampolins, tendo concluído o grau mais elevado em todas as especialidades.
Inicia os seus estudos em Dança Jazz aos 15 anos, continuando a sua formação em cursos internacionais em Dança Jazz, Hip Hop, Dança Contemporânea e Musical Jazz em Lisboa.
Após ingressar na Universidade do Minho em 1992, é convidada pelo Instituto Português da Juventude a lecionar um Curso de iniciação à Dança Jazz, iniciando a divulgação do Jazz na Cidade de Braga.
Formou-se pela CEFAD-Porto como Monitora de Fitness e após várias especializações nesta área foi coordenadora de atividades de academia no Grupo Koryo lecionando durante 10 anos várias atividades ligadas ao fitness e à Dança.
Desde os 15 anos de idade que faz formação continuada e especializações em Dança Jazz, Hip Hop, Salsa e Ritmos Latinos, Dança de Salão, Contemporânea, Moderno, Teatro Musical e Representação, com mestres conceituados, em Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, estando neste momento (2023) em especializações com Bryan Knowlton, Christabelle Huddleston, Chani Bell, Jacqui Jameson, Kane Silver, Nicholas Cunningham, Nicholas Palmquist, Sophie Hirst, Stuart Winter, entre outros.
É convidada para ser professora titular na Premier Dance School em 2002, iniciando a divulgação da Dança Jazz em várias escolas de dança no Porto, incluindo o prestigiado Centro de Dança do Porto.
Em 2006 é convidada para lecionar a Disciplina de Dança no Curso de Teatro Musical da AMVP, homologado pela Mountview Academy of Theatre Arts em Londres, contribuindo para a formação de dezenas de profissionais no ativo em artes performativas. 
Em 2009 integra o projeto Backstage em Braga como diretora da Escola de Dança e Artes Performativas, coreógrafa e bailarina da Companhia Backstage e professora nas áreas de Dança Jazz e atividades complementares.
Em 2014 inicia a sua formação em Pole Dance com vários professores, como "Bendy" Kate, Yvonne Smink, Evgeny Greshilov, Shaina Cruea, sendo a primeira Professora de Pole Dance residente em Braga.
Trabalha ativamente como bailarina profissional e intérprete desde 1995 em projetos de dança, moda e teatro.
Como coreógrafa na área da dança e do teatro musical, coreografou vários musicais a nível académico, entre eles "Chicago", "Aída", "Little House of Horrors", e a nível profissional coreografou, entre outros, a revista "Vai dar Banho ao Cão" de Óscar Branco, em cena em 2011 no Casino de Espinho, no Porto no Teatro Sá da Bandeira, em Lisboa no Teatro Villarett e em Matosinhos no Cine-Teatro Constantino Nery. Concebeu e coreografou as peças "As Sombras do Império", "Metamorfoses", "Pigmalião", "As Sombras de Circe", "O Julgamento das Deusas", "Pleiades"e "Discurso de Pitágoras", e co-coreografou "Flora e Zéfiro.
Criou a peça "A Criação" para a inauguração da Galeria Shair/Emergentes DST em 2014 e em 2016 a coreografia de abertura da Gala do Desporto produzida pelo Município de Braga que seria mais tarde premiada com o primeiro lugar de Grupos Jazz Intermédio no Concurso Internacional Festival Norte Dança 2017.
É coreógrafa residente da Companhia de Dança Backstage, coreógrafa de vários solos premiados em Concursos de Dança Internacionais e mentora da Companhia Junior backstage. Destaca-se a criação coreográfica que tem valido várias medalhas de ouro, prata e bronze aos nossos alunos da companhia júnior, incluindo ouros e pratas nas finais do Dance World Cup, Global Dance Open e AllDance Europe.

Recebeu o troféu especial dos jurados para "Most Outstanding Children Duet/Trio/Quartet", na gala da final mundial do Dance World Cup 2020, pela coreografia original "dueto". Este prémio especial destaca o seu trabalho coreográfico original, entre mais de 80 coreografias finalistas de todo o mundo, de todos os estilos de dança apresentados nessa competição, tendo sido o único prémio especial da competição atribuído a Portugal nesse ano.

Foi Jurada convidada, como especialista na área da Dança, na edição de 2021 do Concurso Nacional de Jovens Criadores, uma iniciativa do Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e do Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com a Fundação da Juventude.