Top 3 nacional
No top 3 nacional de escolas de dança, pelo 2º ano consecutivo.
A qualidade na backstage
Na backstage utilizamos vários indicadores que permitem aferir a qualidade das nossas aulas. Medimos a satisfação, motivação, assiduidade, fidelização, progressão e consolidação técnica, entre outros fatores que servem para quantificar os níveis de qualidade do nosso ensino livre especializado de dança.
O controlo dos indicadores permite adequar os métodos e meios de ensino com vista à constante melhoria da qualidade e da satisfação de alunos e professores, em todos os níveis de ensino.
Medidas mais importantes
Ser o mesmo professor a lecionar todos os níveis da modalidade. Entendemos que os alunos de iniciação (+5 anos de idade) devem ter a possibilidade de aprender com o mesmo profissional que leciona e coreografa a nossa companhia de dança profissional, e os alunos da Companhia Júnior backstage.
Encerrar as matrículas em Dezembro. Entendemos que não é possível uma normal progressão e evolução dos alunos ao longo do ano letivo, especialmente no níveis de iniciação e elementar, com a entrada de novos alunos na turma a meio do ano letivo, que forçosamente necessitam de mais atenção, e obrigam a abrandar o ritmo de aula.
Medição da qualidade
O resultado dos nossos alunos da companhia júnior backstage em competições, é a forma mais objetiva e isenta que temos para medir e controlar a qualidade do nosso trabalho. Permite testar, desenvolver e adaptar estratégias de ensino altamente especializado em dança, de acordo com o atual estado da arte à escala mundial, adaptáveis a todas as outras aulas de vários níveis. Permite também aferir o nosso posicionamento local e nacional relativamente a todas as outras escolas de dança que participam nas mesmas competições nacionais, ou de qualificação nacional para finais mundiais.
Que números utilizamos
Em competição, são apresentadas coreografias de vários estilos de dança, que são pontudas por jurados especialistas de referência mundial. Essas pontuações refletem objetivamente e diretamente a qualidade técnica e artística dos alunos, dos coreógrafos, e dos professores.
Como cada escola apresenta várias coreografias, com vários alunos de vários escalões, em várias competições, fazemos a soma da pontuação de todas as coreografias de cada escola em cada competição individual, e dividimos essa soma pelo número de coreografias. Obtemos assim uma média aritmética simples (M.A.) do resultado de cada escola, em cada uma das competições em que também participamos.
Não utilizamos como principal indicador a quantidade de medalhas ou lugares no pódio obtidos. Essa informação desacompanhada de outros elementos, não tem qualquer importância para nós. Por vezes, muitas mais do que à partida se pensa, estas medalhas são alcançadas sem qualquer outro concorrente a participar no mesmo escalão e estilo de dança, ou o outro concorrente é da mesma escola. Ganhar a medalha de Ouro sem oposição com pontuação de 72% não tem o mesmo mérito que ficar em quinto lugar entre 40 participantes obtendo a pontuação de 92%.
Os resultados
Parte 1
Temos uma taxa de sucesso de 100% nas candidaturas dos nossos alunos ao ensino superior de dança em universidades nacionais e internacionais, incluindo casos com bolsas de 50% a 100% do valor integral das propinas.
Somo vencedores de primeiros lugares (medalha de Ouro) em finais mundiais do Dance World Cup, Global Dance Open e final europeia do AllDance nos estilos de Ballet Criação, Ballet Contemporâneo, Dança Jazz, Dança Contemporânea e Lírico, com solos e duetos. Nas finais europeias e mundiais há sempre muitos concorrentes de todo o mundo a competir nestes escalões de solos e duetos. O escalão mais competitivo nestas competições é o de dança contemporânea, solo feminino, na faixa etária dos 14 aos 17 anos. Estamos no top 2 deste escalão, que chega a ter mais de 40 concorrentes, nas qualificações nacionais das principais competições mundiais.
Os resultados
Parte 2
Global Dance Open 2023 Portugal
Ranking de todas as escolas participantes por M.A.
1º - Escola 1 – Viana do Castelo – 89,59%
2º - Escola 2 – Leiria – 89,08%
3º - Backstage – Braga – 89,07%
4º - Escola 4 – Porto – 89,04%
…
20º - Escola 20 – Braga – 80,39%
…
33º - Escola 33 – Braga – 76,50%
…
Escolas da cidade de Braga a negrito, restantes identificadas por distrito.
Apresentámos 9 coreografias. Conseguimos ter 8 apuradas para a final mundial, todas com direito a pódio.
Em todos os casos havia concorrentes de outras escolas, portanto não estávamos a competir sozinhos.
No escalão mais competitivo, entre mais de 30 concorrentes, obtivemos medalha de ouro.
Comparativamente a 2022, subimos a média em 1,2% e mantemo-nos no top 3 nacional.
Com uma larga margem de diferença em quantidade e qualidade, esta competição tem o maior número de bolsas internacionais para oferecer aos concorrentes, como tal, é a nossa escolha de eleição para os nossos alunos.
Os resultados
Parte 3
Dance World Cup 2023 PT
Backstage – Braga – 86,53%
Apresentámos 10 coreografias.
Conseguimos ter 9 coreografias apuradas para a final mundial, 8 com direito a pódio.
Em todos os casos havia concorrentes de outras escolas, portanto não estávamos a competir sozinhos.
No escalão mais competitivo, entre mais de 40 concorrentes, obtivemos medalha de prata. O ouro foi para um dos conservatórios de dança de Lisboa, com +0,3% de pontuação.
Esta competição não publica oficialmente os resultados integrais de pontuação de todas as participações na fase de qualificação nacional. Estivemos lá, tivemos conhecimento dos resultados, portanto sabemos que são muito semelhantes aos da Global Dance Open.
O que dizem os
números
Representam uma medição objetiva e isenta da qualidade na backstage. Demonstram o nosso posicionamento entre as melhores escolas de ensino especializado de dança no enquadramento local, nacional e mundial.