Mobilidade e Flexibilidade

Página Inicial »  Modalidades »  Mobilidade e Flexibilidade

As articulações são os eixos biomecânicos do corpo, pontos fixos reais onde é apoiado e originado o movimento humano. Uma articulação rígida, imobilizada, é uma diminuição da qualidade de vida.
Os exercícios de mobilidade articular permitem manter a saúde das articulações, tendões e ligamentos. No exercício a Mobilidade Articular Funcional é entendida como a amplitude de movimento (ADM) que o individuo consegue controlar ativamente. Quanto menor for a ADM ativa menor será a expressão de movimento ou maior será a compensação com articulações adjacentes para expressar a mesma amplitude de movimento. Quando a mobilidade está limitada, esta estrutura poderá ficar comprometida, surgindo compensações, assimetrias, perdas de eficiência, alinhamento deficiente e más posturas – tanto em contexto de treino como no dia-a-dia, levando ao desempenho comprometido, dor frequente e lesões recorrentes ou crónicas.
Já o treino de Flexibilidade permite manter os músculos saudáveis promovendo uma amplitude máxima que se adeque aos movimentos funcionais executados pelas articulações.
Nas aulas de Mobilidade e Flexibilidade faremos um treino completo de Mobilidade Articular com fortalecimento de todos os músculos envolvidos na mobilização das principais articulações, promovendo a consciência corporal e dos alinhamentos articulares complementado pelo trabalho de flexibilidade ativa. Os benefícios são um melhor equilíbrio corporal, qualidade, agilidade e destreza de movimento, aumento da força e flexibilidade, bem como a prevenção de lesões.
Estas aulas são de nível aberto indicadas a qualquer indivíduo apto para a prática física, com repercussões diretas no treino de qualquer modalidade física, bem como na vida diária.

As aulas de Dança Jazz são leccionadas pela professora Rosália Passinhas.
Consulte o horário para ver as turmas disponíveis.