Guia Do Aluno
Ano Letivo 2025-26
Para o normal desenvolvimento das atividades, os alunos devem chegar 10 minutos, se possível mais, antes da hora de início da aula, para terem um momento para relaxar enquanto se preparam. Os encarregados de educação que vêm recolher os alunos devem dar pelo menos 15 minutos de tolerância entre o final da aula e a hora de saída. Se a aula termina às 19:30, o aluno só deverá estar pronto para sair a partir das 19:45.
Chegar em cima da hora e querer sair a correr contribui para aumento do stress, falta de foco em aula, desmotivação do aluno, e consequente perturbação da aula para toda a turma.
Renovação de Ano
aulas experimentais
Os alunos com matrícula ativa que transitam de ano não pagam nova matrícula.
Os alunos que fizeram renovação de ano, dispõem de uma semana (dias 1 a 6 de setembro 2025) para experimentar uma aula a cada disciplina, adequada ao seu nível e faixa etária.
É necessário marcar antecipadamente as aulas experimentais.
Devem experimentar as aulas na primeira semana de Setembro.
Se não conseguirem, podem solicitar por email o agendamento das aulas experimentais para a segunda semana de Setembro.
Até ao dia útil seguinte à última aula experimental, devem informar se querem continuar connosco, ou pedir a devolução da renovação por email.
Não aceitamos pedidos de devolução fora de prazo, ou por outros meios.
Aulas Experimentais
material necessário
A roupa deve ser de cor preta, sem padrões, estampagens ou logótipos proeminentes.
Roupa de treino elástica e justa ao corpo.
Nos meses mais frios, trazer casaco, sweat, perneiras, etc. para ir retirando à medida que o corpo vai aquecendo.
Meias básicas de algodão, sem antiderrapantes, a cobrir o tornozelo.
Cabelo apanhado, em todas as aulas.
Garrafa de água (não pode ser de vidro) com tampa hermética.
Normas de funcionamento
espaços comuns
Não utilizar calçado da rua para além da receção.
Se não vais fazer aulas, podes utilizar os protetores de calçado descartáveis.
Não circular pelos espaços comuns sem necessidade.
Não entrar nas salas de aula sem autorização.
Na sala de espera podem permanecer, conviver, comer, ler livros, etc.
O lixo orgânico e indiferenciado deve ser depositado nos caixotes de lixo da sala de espera.
Nos vestiários, WCs e lavatórios:
- Não permanecer para além do indispensável.
- Não fazer barulho.
- Não comer nem fazer lixo.
- Os caixotes vermelhos são exclusivamente para as toalhas de papel.
- Os caixotes brancos nos WC são exclusivamente para descartáveis de higiene.
Ética do Bailarino
parte 1
Antes da aula:
- Se necessário, ir à casa de banho.
- Lavar as mãos, sempre.
- Arranjar o cabelo de acordo com a aula.
- Tirar brincos, pulseiras, anéis, e todos os outros acessórios.
- Avisar na recepção se acabar o papel, sabonete, ou outros consumíveis.
- Deixar nos vestiários os pertences, devidamente arrumados.
- Desligar o som do telemóvel.
- Encher a garrafa de àgua, ou pedir um copo na recepção.
- Reunir o material que vais precisar na aula.
Aguardar na sala de espera pelo professor.
Ética do Bailarino
na sala de aula
Apresentar-se devidamente equipado e penteado, de acordo com a aula.
Não utilizar qualquer objeto de vidro, incluindo garrafa de agua.
Não deixar abertos recipientes com água. Se entornar, alguém pode escorregar e magoar-se.
Não comer, pastilhas elásticas incluídas.
Não encostar nem tocar nos espelhos. Precisamos deles limpos.
Não conversar com os colegas quando o professor está a dar explicações.
Se forem necessárias, ajudar a colocar e a retirar as barras móveis de Ballet.
Ética do Bailarino
em aula
A roupa de aquecimento é para usar apenas durante os exercícios de aquecimento. Não deve continuar vestida após essa fase que costuma durar 10 a 15 minutos.
O professor está na sala para ensinar e te ajudar. Se tiveres dúvidas, pergunta.
A tentativa e o erro fazem parte do processo de aprendizagem.
Ninguém nasce ensinado, nem aprende se não tentar fazer os exercícios.
Quando o professor dá uma correção, não está a apontar os teus erros, está a ajudar-te a melhorar a qualidade técnica e artística.
Não te compares aos outros! Somos todos diferentes, com diferentes objetivos e níveis de experiência, portanto foca-te no que é importante para ti, para desenvolveres as tuas competências ao teu ritmo, de acordo com os teus objetivos.
Ética do Bailarino
faltas e atrasos
Avisa sempre que precisares de faltar. As aulas são preparadas a contar com todos os alunos. A tua falta pode fazer diferença, e podes sempre fazer a aula online.
Se estás atrasado, não interrompas o exercício que está a ser feito. Espera que a música pare, pede permissão para entrar, e desculpa pelo atraso.
Pergunta ao professor se deves acompanhar a aula, ou fazer primeiro o teu aquecimento. Se chegares muito atrasado, pode não ser seguro para o teu corpo fazer a aula a partir desse ponto, mas podes sempre pedir ao professor para assistir.
Ética do Bailarino
se precisas de sair a meio
Avisa o professor logo no início da aula que podes precisar de sair a meio.
Pede ao professor antes de saíres.
Não o faças durante um exercício.
Tenta não perturbar a aula com a tua saída.
Não interrompas o exercício se estás a voltar.
Roupa Justa
porquê?
Para fazer os exercícios de forma correta e com segurança, é necessário o correto alinhamento das diversas partes do corpo. Para além do correto alinhamento, é imprescindível a correta ativação das faixas musculares adequadas a cada movimento.
A roupa larga:
- Impede o aluno de se autocorrigir pelo espelho.
- Dificulta a visualização do professor dos corretos alinhamentos do aluno.
- Impede a visualização da ativação dos músculos necessários à rotação interna e externa dos membros inferiores, En Dedans e En Dehors.
- Impede a visualização do correto alinhamento da pélvis, coluna, omoplatas, etc.
- Polui visualmente os movimentos em deslocação ou rotação, impedindo a correção do erro.
- Resulta no aumento do risco de lesão.
Puxo de Ballet
e cabelo apanhado
Vídeo tutorial no final da página.
O penteado é tão importante como a roupa e o calçado. A expressão facial é fundamental à interpretação, e os movimentos de cabeça fazem parte de todos os estilos de dança.
O cabelo solto ou mal apanhado:
- Impede o aluno de se autocorrigir pelo espelho, começando logo no alinhamento básico do pescoço.
- Dificulta a visualização do professor dos corretos alinhamentos da cabeça do aluno.
- Impede o "spotting" do próprio aluno, necessário nos movimentos de rotação como Piruette, Chainé, Déboulé, etc.
- Polui visualmente os movimentos em deslocação ou rotação, dificultando a correção do erro.
- Resulta no risco de lesão ocular para o próprio aluno e colegas.
Roupa backstage
Temos trabalhado ao longo dos anos para disponibilizar aos nossos alunos roupa de dança com boa qualidade, adequada a cada disciplina, que corresponda aos objetivos de formação e identidade da escola. Com muito orgulho podemos finalmente afirmar que todo o vestuário backstage é feito em Portugal, com melhor relação peço/qualidade comparativamente às marcas especializadas em vestuário para dança.
Continuamos a trabalhar nesse sentido no que diz respeito ao calçado.
Lycras
80%-Poliéster 20%-Elastano
Calções:
- Calção backstage® normal
- Calção backstage® curto
- Calção backstage® de cintura subida
Leggings:
- Legging backstage®
Tops:
- Top backstage® com malha de rede nas costas
- Top backstage® comprido
Casaco:
- Casaco backstage®
Leotard:
- Ballet backstage® Rosa (Babies e Kids)
- Ballet backstage® Preto (Teens e Adultos)
Algodão
T-Shirts:
90% Algodão 10% Elastano
- T-Shirt backstage® Unisexo
- T-Shirt backstage® Senhora
- T-Shirt backstage® manga comprida
Crop Top:
90% Algodão 10% Elastano
- Crop Top backstage®
Sweat:
50% Algodão 50% Poliéster
- Sweat cardada backstage® curta com capuz
Calça:
50% Algodão 50% Poliéster
- Calça cardada backstage®
Fato de Treino:
50% Algodão 50% Poliéster
- Fato de Treino backstage®
Vestuário
interiores
Todas as idades, disciplinas e níveis:
A roupa interior deve ser tom de pele sem demarcação, para todas as idades, níveis e disciplinas, de uso obrigatório em todos os espetáculos e apresentações com figurinos. Nas aulas podem utilizar outro tipo de interiores desde que não fiquem à mostra, ou visível através do uniforme. Não devem utilizar camisola interior por baixo do Leotard de Ballet.
Acessórios
Todas as idades, disciplinas e níveis:
Os alunos não devem usar qualquer tipo de acessórios ou dispositivos, exceto dispositivos com prescrição médica. Nos espetáculos e apresentações devem deixar todos os acessórios em casa para evitar a perda dos mesmos, e atrasos desnecessários a retirá-los. No limite podem ser impedidos de participar na apresentação se a remoção dos acessórios causar atrasos na entrada de palco.
Vestuário
geral ou de aquecimento
Todas as idades, disciplinas e níveis:
A roupa deve ser de cor Preta sem estampagens, faixas de outra cor, ou logótipos proeminentes.
 As meias devem ser de cor sólida Preta em algodão, sem antiderrapante. As meias sintéticas não devem ser usadas porque escorregam muito.
 Recomendamos casaco com fecho para os mais pequenos, por ser mais fácil de retirar sem ajuda. O Velcro é muito prático mas pode danificar os tecidos, especialmente a meia-calça de Ballet.
 Os primeiros 2 a 3 exercícios de aula são estruturados para promover o bom aquecimento do corpo, para que esteja apto a trabalhar os exercícios técnicos em segurança. Os alunos devem ir retirando a roupa de aquecimento durante estes primeiros exercícios.
Vestuário
Ballet Adultos
Nível aberto:
Cabelo apanhado. O puxo de Ballet é opcional.
 Roupa confortável que não limite os movimentos. Leotard e meia calça é opcional.
 Meia de desporto sem antiderrapante. Recomendamos sapato de meia ponta com sola bipartida, em tecido de cor Rosa/Salmão.
Vestuário
Mobilidade Flexibilidade
Nível aberto:
Cabelo apanhado.
Roupa confortável de qualquer cor ou padrão, que não limite os movimentos.
Meia de desporto com antiderrapante.
Nos meses mais frios, roupa de aquecimento livre.
Uniforme Ballet
Babies e Kids
Iniciação e Elementar:
Cabelo em Puxo de Ballet com rede invisível e sem acessórios.
Leotard Rosa backstage® com saia integrada (feito em Portugal).
Collant por baixo do Leotard, ou meia de Ballet, de cor Rosa/Salmão.
Sapato de meia ponta de sola completa em Cetim de cor Rosa/Salmão.
Nos meses mais frios, roupa de aquecimento justa ao corpo durante os primeiros exercícios, de acordo com as orientações acima descritas.
Uniforme Ballet
Teens e Adultos
Iniciação, elementar, intermédio e avançado:
Cabelo em Puxo de Ballet com rede invisível e sem acessórios.
 Leotard Preto backstage® (feito em Portugal).
 Collant por baixo do Leotard de cor Rosa/Salmão.
 Sapato de meia ponta de sola bipartida em tecido de cor Rosa/Salmão.
 A partir do nível elementar, sapato de ponta de cor Rosa/Salmão.
 Saia de trespasse em tule preto permitida a alunas do ensino lúdico com 18 ou mais anos.
 Nos meses mais frios, roupa de aquecimento justa ao corpo durante os primeiros exercícios, de acordo com as orientações acima descritas.
Uniforme Contemporânea
Todas as idades
Iniciação, elementar, intermédio e avançado:
Cabelo apanhado. De preferência rabo de cavalo subido.
Leotard, T-shirt ou top da backstage® (feito em Portugal).
Leggings, calção ou calça de dança/desporto da backstage® (feito em Portugal), ou equivalente genérica preta sem padrões, estampagens ou logótipos proeminentes.
Os alunos de iniciação não devem usar calção.
Meia preta de desporto  a cobrir o tornozelo sem antiderrapante, em algodão, ou meia de Dança Contemporânea.
Foot Thongs tom de pele nos níveis intermédio e avançado.
Nos meses mais frios, roupa de aquecimento de acordo com as orientações acima descritas.
Uniforme Dança Jazz
Todas as idades
Iniciação, elementar, intermédio e avançado:
Cabelo apanhado. De preferência rabo de cavalo subido.
Leotard, T-shirt ou top da backstage® (feito em Portugal).
Leggings, calção ou calça de dança/desporto da backstage® (feito em Portugal), ou equivalente genérica preta sem padrões, estampagens ou logótipos proeminentes..
Sapato Preto de Dança Jazz.
Sapato Preto de Salto Alto (Theatre Jazz) nos níveis intermédio e avançado.
Nos meses mais frios, roupa de aquecimento de acordo com as orientações acima descritas.
Uniforme
Saltos e Voltas
Todos as idades e níveis:
Cabelo apanhado. De preferência rabo de cavalo subido.
Leotard, T-shirt ou top da backstage® (feito em Portugal).
Leggings, calção ou calça de dança/desporto da backstage® (feito em Portugal), ou equivalente genérica preta sem padrões, estampagens ou logótipos proeminentes..
Meia preta de desporto  a cobrir o tornozelo sem antiderrapante, em algodão, ou meia de Dança Contemporânea.
Nos meses mais frios, roupa de aquecimento de acordo com as orientações acima descritas.
Uniforme
Acro Dance
Todos as idades e níveis:
Cabelo apanhado. De preferência rabo de cavalo subido.
Leotard, T-shirt ou top da backstage® (feito em Portugal).
Leggings, calção ou calça de dança/desporto da backstage® (feito em Portugal), ou equivalente genérica preta sem padrões, estampagens ou logótipos proeminentes..
Meia preta de desporto  a cobrir o tornozelo sem antiderrapante, em algodão, ou meia de Dança Contemporânea.
Nos meses mais frios, roupa de aquecimento de acordo com as orientações acima descritas.
Uniforme
Pole Dance
Todos as idades e níveis:
Cabelo apanhado.
Top da backstage® (feito em Portugal) ou equivalente genérica preto sem padrões, estampagens ou logótipos proeminentes..
Calção de Pole Dance backstage® (feito em Portugal).
Nos meses mais frios, roupa de aquecimento de acordo com as orientações acima descritas.
Vestuário
HipHop Commercial
Todos as idades e níveis:
Cabelo apanhado.
 Roupa confortável de qualquer cor ou padrão, que não limite os movimentos.
 Joelheiras de cor Preta.
 Sapatilha de Street Wear, com sola plana e flexível, sem compensado ou sola de amortecimento no calcanhar.
 Nos meses mais frios, roupa de aquecimento de acordo com as orientações acima descritas.
Puxo de Ballet
tutorial
Como fazer corretamente o puxo de ballet, ou rabo de cavalo subido.
Maquiagem Básica
tutorial
Como fazer a maquiagem base para apresentações e espetáculos.