Júlio Cerdeira
Coordenador
Licenciado em Teatro pela Universidade do Minho, Pós-graduado em Dança Contemporânea pela ESMAE, Mestre em Artes Cénicas pela ESMAE - especialização em Direção Artística e Interpretação, doutorando em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.
Desde 2020 que integra o corpo docente da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo - Instituto Politécnico do Porto, estando atualmente a lecionar na Licenciatura em Teatro e no Mestrado em Artes Cénicas, especialização de Composição Coreográfica.
Desempenha na backstage as funções de Coordenador das disciplinas de Dança Contemporânea e Teatro, e as funções de professor e coreógrafo dessas disciplinas no programa de bolsas da companhia júnior backstage.
Júlio Cerdeira é natural de Braga e trabalha como intérprete, criador e professor de práticas performativas contemporâneas (dança, performance, teatro e cruzamentos disciplinares).
A sua formação na área da dança foi feita de forma continuada na backstage - Escola de Dança e Artes Performativas, e de forma pontual em workshops e Masterclasses com Amber Haines e Kyle Page (Australian Dance Theater), Deborah Torres (Blaca Li Dance Company), Luke Jessop (Ultima Vez), Tânia Carvalho, Luís Guerra, Matthieu Doze, Luís Marrafa, André Braga (Circolando), Marco da Silva Ferreira, Joclécio Azevedo, Liliana Garcia, Daniela Cruz, Catarina Carvalho, Ricardo Ambrózio (Ultima Vez), Mafalda Deville, Rita Vilhena e Gustavo Monteiro.
Em 2015, terminou a Licenciatura em Teatro pela Universidade do Minho, onde participou em projetos em contexto de formação orientados por Marcos Barbosa, Victor Hugo Pontes, Fadi Skeiker, Nuno M. Cardoso, Rogério Nuno Costa e Jorge Andrade.
Em 2017, concluiu a Pós-graduação em Dança Contemporânea da ESMAE, onde teve formação com Emanuel Gat, Lisbeth Gruwez, Boris Charmatz, Francisco Camacho, Filipa Francisco, Ennio Sammarco (Maguy Marin), Tiago Guedes, Joana von Mayer Trindade e Cláudia Marisa.
Em 2018, concluiu o Mestrado em Artes Cénicas da ESMAE - especialização em Direção Artística e Interpretação, com um projeto de investigação em dança contemporânea.
Em 2019, co-fundou a BANQUETE (Braga), uma estrutura que desenvolve trabalho na área da investigação e criação em artes performativas, da qual é vice-presidente, investigador e artista-associado. Neste contexto, apresentou criações de dança, teatro e cruzamentos disciplinares como HIDE TO SEEK (2024 - dança), MATÉRIAS INÚTEIS (2022 - performance), IMAGEM NUA (2022 - dança), VOZ OFF (teatro - 2022), CRUA (2021- performance) e AD LUCEM (dança - 2019/2020).
Como intérprete, criador e coreógrafo colaborou com artistas e estruturas como: Né Barros (Balleteatro), Elisabete Magalhães, Rogério Nuno Costa, Sandro William Junqueira, Instável - Centro Coreográfico, Ballet Contemporâneo do Norte, Festival DDD, Centro de Arte Oliva, gnration, Festival TRÊSPÊ, zet gallery e Hosek Contemporary (Berlim).
No contexto das artes plásticas, participou nas exposições coletivas: “Intelecto Agente” (Coimbra – 2023) do Coletivo Gambozino e “Motel Coimbra 6” (Coimbra – 2023) do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra,