backstage_staff_francisca_durao_cover

Francisca Durão

Nasce no Porto, Portugal, em Janeiro de 1983. Aos 6 anos de idade começa a frequentar aulas de Ballet Clássico, tendo-se formado posteriormente noutros estilos de baile, mas é no Flamenco que encontra a máxima possibilidade de expressão daquilo que pretende transmitir através da sua dança. Em 2006 escolhe Buenos Aires como destino para um intercâmbio académico de um ano, onde finaliza o curso de Arquitectura através da FAUP, mas acaba por regressar 13 anos depois com muitas histórias e muita dança na "bagagem".
Em Buenos Aires ter-se-á desempenhado como Bailaora e Coreógrafa em distintos espectáculos e Tablaos Flamencos ("Entre Mujeres", "Tablao Flamenco de Alicia Fiuri & Nestor Spada", "Tablao El Perro Andaluz", "Tablao Cantares"," Tablao El Naranjo" entre outros) e como Maestra de Flamenco na Academia Baile de Alicia Fiuri y Nestor Spada.
Paralelamente desenvolve a sua actividade como Professora, Bailarina e Coreógrafa de Ballet Clássico e de Tango Argentino.
Continua a sua formação na área do Flamenco em Buenos Aires e Espanha com diversos Maestros Espanhóis internacionalmente reconhecidos tais como Adrián Gália & Loli Sabariego, Manuel Liñan, El Torombo, La China, Marcos Jimenez, La Lupi, Angel Rojas, La Tati, Merche Esmeralda, Jesús Carmona, José Maldonado, Maria Juncal, Belén López, Rafael Campallo, Judea Maya, Ivan Vargas e Manuel Santiago Maya "Manolete". Viaja regularmente a Espanha para aperfeiçoamento técnico de Flamenco.
Em 2017, realiza a sua primeira produção artística: "7 Pecados - Flamenco" juntamente com as bailaoras Sónia Brusca e Lara de Córdoba e dado o êxito de bilheteira, a obra volta aos palcos Porteños em Agosto 2018.
Em Janeiro de 2019 traz pela primeira vez ao Porto um espectáculo de fusão Flamenco-Tango ("Carmen y Lola") realizado em co-autoria com a bailaora Argentina Sónia Brusca. Depois de 13 anos na Capital Porteña, regressa a Portugal em Abril de 2019, ao Porto, com um desejo no horizonte: o de juntar estas duas margens. Cá o "Rio Do Ouro", allá el Rio de La Plata.
Actualmente lecciona aulas de Ballet, Flamenco e Tango Argentino em distintas academias do Norte do país e é regularmente convidada para dar workshops e formações de Flamenco em variadas instituições.
Desempenha-se também como professora de Flamenco de Comunidades Ciganas no Porto ao abrigo de um programa de inserção social.
Desde Setembro 2019 integra o elenco de bailarinos do "Casino Solverde" por parte da "Companhia de Dança Sabor Latino" destacando-se como uma das primeiras figuras desta Companhia na área do Flamenco com a qual se encontra atualmente a preparar um novo espetáculo.