Old School Hip Hop

Página Inicial »  Modalidades »  Hip Hop »  Old School Hip Hop

Old school Hip Hop, ou simplesmente Old school, expressão inglesa que pode ser traduzida como “velha guarda”, é o termo utilizado para descrever os princípios do Hip Hop aos estilos musicais da época, representada pelos precursores do rap mundial.
Os historiadores classificam como Old school a etapa que incluía o final da década de 70 e a maior parte da década de 80, representada por Afrika Bambaataa e Grandmaster Flash, incluindo os primeiros trabalhos dos Run DMC, Public Enemy e outros. Integraram-se também Tupac, Eazy E e Bone Thugs-n-Harmony pouco depois.
Locking, Popping e Bboying, representam os estilos de Hip Hop Old school dançado. Já existiam antes ou no momento em que a cultura emergiu, sendo obviamente os fundamentos usados para a criação do Hip Hop New school de hoje em dia, onde estão conservados os seus fundamentos da Dança Hip Hop, bases que todos alunos necessitam para poder entender e expressar-se no Hip Hop como dança.
Locking, originalmente conhecido como Campbellocking, é um estilo de dança funk, pertencente à vertente Old School do Hip Hop, baseando-se em movimentos rápidos e distintos dos membros superiores combinados com movimentos mais relaxados de quadris e pernas. Os movimentos são geralmente amplos e exagerados, frequentemente rítmicos e muito bem sincronizados com a música.
Locking é uma actuação muito virada para o espetáculo, sempre interagindo com a plateia, sorrindo… alguns movimentos são bastante cómicos por natureza.
O nome é baseado no conceito de “bloquear” os movimentos, o que significa que existe um congelamento de um movimento rápido e “bloqueio” em uma determinada posição, mantendo –a por alguns instantes e depois continuando na mesma velocidade de antes. Esses movimentos criam um forte contraste em relação a muitos movimentos rápidos que são realizados de forma contínua, combinados com o desempenho em estilo de mímica e atuação direta para o público e outros dançarinos. O Locking inclui movimentos bastante acrobáticos e fisicamente exigentes.
O início do Locking pode ser atribuído a um homem, Don Campbell. No final dos anos 60, ele uniu várias danças da moda acrescentando movimentos próprios, nomeadamente o “Lock”, quando atuava. O verdadeiro Lock foi criado por acidente: Don Campbell não sabia fazer um movimento chamado de “Robot Shuffle” e parou num ponto específico. A tal paragem tornou-se popular e Don adicionou-a nas suas atuações. A dança resultante foi chamada Campbellocking, que mais tarde foi encurtado para Locking. No início dos anos 70 surgiram um conjunto de Grupos de Locking, nomeadamente o grupo de Campbell – The Lockers.